Se Eu Ficar

quarta-feira, agosto 06, 2014

Atenção! Pegue os lencinhos, prepare o coração e se ajeite na cadeira porque a resenha de hoje é de abalar o heart profundamente. Quem aqui nunca ouviu falar de Se Eu Ficar de Gayle Forman? Pois é, o livro que virou filme vai estrear nas telinhas do cinema brasileiro em 4 de setembro e eu já estou estocando lencinhos para secar minhas lágrimas. 


Com 17 anos e uma carreira promissora na área da música, Mia dedica no mínimo 2 horas do dia para ensaiar diferentes melodias no seu violoncelo. Ela é tão talentosa que inclusive tem esperança de ser aceita na conceituada Juilliard School, uma escola de música e artes em Nova Iorque.

Exceto por seu super talento com a música, Mia leva uma vida relativamente normal. Mora no Oregon, é filha de ex-punks e tem uma relação incrível com os pais, um irmão caçula super ativo e uma melhor amiga, Kim, que é inseparável. E ainda, Mia tem Adam, um namorado doce, encantador, que toca numa banda de rock que está aos poucos ganhando espaço e adquirindo sucesso. 
No início do namoro, Mia estava um pouco insegura com o relacionamento entre ela e Adam, já que ambos amavam a música, mas planejavam um futuro diferente e também por considerar ele bom demais para uma garota simples como ela, que nem esperava arrumar um namorado no colegial. 

A não ser que eu sabia que com Adam era importante. Eu soube com a forma que calor passou por todo meu corpo na noite depois que ele me levou para casa, me beijando mais uma vez nos degraus da casa. Pelo jeito que eu fiquei abraçando meu travesseiro até o amanhecer. Pelo jeito que eu não consegui comer no outro dia, e não podia tirar o sorriso do  rosto. Eu reconheci que o beijo foi uma porta pela qual eu passei.



Entretanto, todos sabemos que a vida nos guarda algumas surpresas, tanto boas quanto más, e para Mia, não seria diferente. Tudo começou quando Mia acordou em um dia comum em que ela teria aula e ensaiaria algumas suítes de Bach em seu violoncelo se não fosse o cobertor de neve que cobria o jardim da casa dela, se não fossem as aulas que foram canceladas, ou então se ela não tivesse deixado o violoncelo na escola. Aproveitando o dia de folga da família por causa da neve, todos entraram no carro para um passeio até a casa de amigos antigos da família, Henry e Willow. 

As velhas discussões sobre qual estação de rádio ouvir aconteceram naturalmente, e o caminho estava tranquilo, e depois do fim das notícias - que a mãe de Mia queria ouvir - o rádio foi ajustado na estação de música clássica, por sugestão de Mia.

" Concentro-me nas notas, imagino-me tocando, [...]. Fecho meus olhos. 
Você jamais esperaria que o rádio continuasse funcionando depois do que aconteceu. Mas ele continuou.
O carro é destruído. O impacto de quatro toneladas de um caminhão a cem quilômetros por hora chocando-se direto com o banco do passageiro tem a força de uma bomba atômica."


Depois do acidente Mia se levanta e começa a entender melhor o que aconteceu, e acaba infelizmente descobrindo que seus pais estão mortos, com os corpos atirados na neve, e quando ela resolve procurar pelo seu irmão Teddy, descobre que ela também está na neve. Ela vê a si mesma, olhos fechados, ferimentos pelo corpo todo, deitada na neve mas não sente dor, nem frio. Volta o seu olhar para a Mia que está de pé desesperada e vê que está inteira, sem nenhum osso exposto, com as roupas limpas.

Quando a equipe de resgate chega, Mia descarta a possibilidade de estar morta, mas seu estado é grave. Ninguém consegue vê-la ou ouvi-la, e Mia segue até o hospital acompanhando seu corpo dentro da ambulância e depois no helicóptero. A partir desse momento, Mia começa a ter insights de alguns momentos importantes da sua vida, entre eles estão sua primeira apresentação com o violoncelo, a primeira viajem de helicóptero de Kim e o primeiro beijo entre ela e Adam. Momentos únicos, felizes e tristes.


Nas próximas 24 horas, Mia terá que descobrir o que aconteceu com ela e como ela pode acabar com isso. Viver ou partir? O que aconteceria se ela ficasse? O que aconteceu com seu irmão Teddy e onde está Adam? Entre visitas de médicos e enfermeiros, alguns familiares e estrelas do rock, Mia precisa decidir o que fazer. Só depende dela.
As vezes você faz escolhas na vida e as vezes as escolhas fazem você.

Muitas vezes, descrever a intensidade de um livro acaba sendo muito difícil pra mim. Eu sou o tipo de pessoa que lê para viver, e com certeza lendo Se Eu Ficar senti a dor de Adam, as dúvidas de Mia e a tristeza de seus familiares e amigos de uma forma tão intensa e palpável que é muito complicado explicar. Basicamente eu chorei por todos as personagens ao longo das 196 páginas da trama. Senti também a leveza dos insights descritos por Mia, tão apaixonantes, contagiantes e reais. E querendo ou não, a gente sabe quando um livro renderá uma boa adaptação ao cinema, e esse com toda a certeza desse mundo, é o caso de Se Eu Ficar

Nota para o livro: 5 cupcakes


Vale mencionar para vocês que Se Eu Ficar terá uma continuação - que eu estou LOUCA para ler. Para Onde Ela Foi chegará nas livrarias entre setembro e outubro DESSE ANO, não vou dar spoiler sobre o que se trata esse segundo livro mas já estou me preparando psicologicamente! 

E ai, o que vocês acham desse livro? E o filme? Aposto que estão tão ansiosos(as) quanto eu! 

Pode ser que você também goste:

Comente com o Facebook

27 comentários

  1. Menina, adoreeeeeeeeeei a resenha desse livro :) estou indo agora atrás dele!
    Beijos :*
    By Amanda Santos | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda!! Que bom que gostou e espero de coração que goste do livro tanto quanto eu!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu estava vendo uma lista de filmes que sairiam este ano, e acabei vendo esse sem dar muita atenção. Mas agora com a sua resenha quero ler e assistir o livro. Adorei *-*

    Beijos,
    www.bloguntilwedie.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, esse filme/livro promete! hahha
      Espero que você curta os dois, beijos

      Excluir
  3. Olá, fiquei super interessada em ler esse livro! Parece ser muito emocionante. bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kati, sim! É um livro bem comovente mesmo, e creio que o filme não será diferente!
      Muitos lencinhos no estoque hahah
      Beijos

      Excluir
  4. Dona Mariele
    não tinha ouvido falar do livro até então
    mas já amo, vou ler e preparar-me para ver o filme

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça Ítala, tu vai amar!
      Beijos e obrigada por sempre estar presente nos meus posts!

      Excluir
  5. Mais um da série ''preciso loucamente ler logo''. Eu amo suas resenhas Marieli, são muito bem escritas e fazem quem as lê querer ler o livro indicado, também!
    Beeijo
    www.descombina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helo, muito obrigada pelo carinho! Espero que você goste do livro!
      Beijos

      Excluir
  6. Ah to louca pra le o livro antes de lança o filmes, porque so dessas kk

    http://santainquisicaoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o trailer do filme e achei lindo, to querendo assistir. O livro ainda não li, mas dizem que é bom.

    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é maravilhoso, e quero me surpreender assim com o filme também!

      Beijos

      Excluir
  8. Que resenha linda,e quero muito ver o filme
    que sai logo rsrs
    Beijos
    http://pinagirlscris.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu!! Sim né, logo tá no cinema!
      Beijos

      Excluir

  9. Nossa, que história linda.!
    Vi o trailer e apaixonei, fiquei super curiosa pelo filme e livro, já que na maioria das vezes a história muda um pouco...
    Conheci seu blog pelo projeto 7 on 7 e adorei o resultado do meu clique, tudo de ótima qualidade.
    Beijos, Elaine
    www.elainezanolblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Elaine! Obrigada pelo carinho! Eu e a Cami agradecemos de coração! <3 Beijos

      Excluir
  10. Que linda a história, a resenha e as fotos, o post ficou só amor <3 Eu dificilmente vou ler esse livro por estar muito envolvida com uma saga imensa, mas quero ver o filme!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Thayse! Ai nem me fale de sagas imensas porque eu to metida numa dessas também! Te entendo!
      Beijos e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  11. Aii eu to terminando de ler. É muito chocante perceber que ela é uma garota normal, assim como qualquer outra. É um livro sensível e tocante. Impossível não se apaixonar.

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Gabriela! Bem isso mesmo, uma menina normal que passar por um desafio!
      Beijos

      Excluir
  12. Nossa como tu escreve e descreve bem Marieli, estou super curiosa para ler e assistir a história. Vou neste exato momento procurar o livro para compra. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaah que querida! Muito obrigada mesmo! Espero que você goste do livro, beijos..

      Excluir
  13. Só hoje eu perguntei pra umas três amigas minhas se elas conheciam o livro, porque eu queria saber do que se tratava (e tava com preguiça de pesquisar HAHA), aí eu chego aqui e tem resenha dele, melhor coisa hahaha amei a resenha e fiquei mais interessada ainda no livro!
    Beijão,
    Like Gabs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah que coincidência!! Que bom que você gostou Gabriela! Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  14. Amei a sua resenha! Eu AMOOO esse livro!! *-* uma das historias que mais me cativaram e me fizeram refletir!
    Bom
    Notei que você gosta de ler, então poderia visitar o meu e ler alguma de minhas escritas? Estou precisando de palavras amigas e comentários construtivos. Desde já obrigada! Belo blog!

    ResponderExcluir

Citação

  • Looks do Dia

    Facebook