Dica de Livro: Para Onde Ela Foi + Sorteio

quinta-feira, novembro 13, 2014

Oi gente! Aposto que todos vocês já leram/ouviram falar de Se Eu Ficar de Gayle Forman. Inclusive já tem resenha desse livro aqui no blog (confira a resenha clicando aqui). Se você ainda não leu "Se Eu Ficar" ou não curte um spoiler, então né, melhor não ler a resenha porque esse segundo livro é como uma bala atravessando seu coração de tão torturante.

Primeiramente, vamos nos lembrar que Mia passou por uma trágica experiência, um acidente de carro, que vitimou toda a sua família, após entrar em coma, Mia acorda "fora de seu corpo" e precisou decidir entre partir - morrer - ou ficar - lutar pela sua vida. O grande fator da decisão final de Mia foi Adam, seu até então namorado e melhor amigo. Adam pediu para Mia ficar. E ela realmente ficou.

A princípio eu fiquei super confusa com todas as mudanças da história. "Para Onde Ela Foi" é todo narrado na perspectiva de Adam, 3 anos depois do acidente que mudou tudo, e logo no inicio Adam narra mais um dia na sua nova vida de astro do rock - sim, agora a Shooting Star é mega famosa em todo o mundo - que se resume em levantar da cama, reclamar de tudo, tomar antidepressivos, partir para mais uma entrevista e pegar mais um voo para mais um show. Como dizem, a fama muda as pessoas, e Adam também foi afetado por isso. Ele se distanciou de toda a banda e ainda arrumou uma namorada - também famosa - que não ama.

"Meu corpo está tremendo. Eu estou surtando. Um dia pode ter apenas vinte e quatro horas, mas às vezes passar por um parece tão impossível quanto escalar o Everest." 



Mia acordou 3 dias depois do acidente sem se lembrar aparentemente de nada do seu período "fora" do próprio corpo porém quando Adam e seus avós contaram que a família toda tinha falecido Mia já parecia saber. Além disso, o acidente quase arruinou sua carreira como violoncelista, já que os ferimentos provocados pelo acidente foram profundos e muito graves. 
Durante o período de recuperação Mia passou por altos e baixos, na verdade, acho que ela deixa bem claro no livro que se não fosse o violoncelo e Adam, ela provavelmente teria desistido de todo o processo da recuperação.



Depois de recuperar plenamente o movimento dos braços e mãos Mia partiu para Juilliard, se tornando uma das melhores violoncelistas da escola e em pouco tempo se tornou um jovem talento na música clássica reconhecida por todos. Mas voltando um pouco no tempo, logo após ela partir para Juilliard, ela parou de responder os emails e ligações de Adam, como se não se importasse mais com ele e assim aos poucos, um não fazia mais parte do presente do outro. Sem nenhuma explicação, sem nenhum adeus. E isso deixou Adam em pedaços.

"Ela partiu para Juilliard no dia seguinte ao Dia do Trabalho. Eu a levei até o aeroporto. Ela me beijou ao se despedir e me disse que me amava mais que a vida em si. Então partiu.
Mia nunca mais voltou."



 O que na verdade mudou tudo pois o álbum que levou a Shooting Star a fama foi o Collateral Damage, escrito inteiramente por Adam. Músicas feitas sobre e para Mia secretamente. Ninguém além da família de ambos imagina que os dois mais jovens astros da música tenham algo em comum.

Justamente num desses dias "comuns" para Adam, uma entrevistadora fez algumas perguntas sobre Mia e se mostrou persistente na busca da inspiração de Adam para escrever as músicas do Collateral Damage, por fim ela mostrou algumas fotos de um anuário da escola em que estudavam e nele uma foto de Mia e Adam juntos, deixando o rock star sem saída e Adam simplesmente ficou perturbado com as perguntas e acabou tendo praticamente um ataque negando qualquer tipo de envolvimento "amoroso" entre os dois. A entrevista foi simplesmente a gota d'água para ele, que sai sem rumo pelas ruas de New York fingindo ser apenas uma pessoa normal escondida atras de um boné e um óculos escuro. E essa volta acaba por levar Adam direto para um concerto de Mia. Ele só queria ouvi-la. Porém, ele nem imagina o que o espera.

“Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos – não em milhas, não em continentes, não em anos –, e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.”



Quando comecei "Para onde ela foi" tive muito medo. E não é aquele medo comum que você tem ao ler a continuação de uma história muito boa: aquele medo de que ela não vai ser boa o suficiente para segurar o enredo, ou que o fim não fará jus a toda a trama. Na verdade, eu comprei a edição mais recente da Novo Conceito de "Se eu ficar" e no final do livro não estão apenas os agradecimentos... Tem o primeiro capitulo de "Para Onde Ela Foi", ou seja, eu fiquei uns 5 meses tentando superar o final do primeiro livro e ao mesmo tempo tentando entender porque a Gayle escreveu uma continuação! Para mim, "Se Eu Ficar" tinha acabado e eu estava muito bem imaginado Mia e Adam juntos para sempre, sem separação, sem corações partidos. 



E no final de tudo, eu acho que consigo entender porque a Gayle escreveu "Para Onde Ela Foi". Acho que ela quis mostrar mais uma vez aos seus leitores que a vida tem dessas coisas, sabe, acidentes trágicos, separações dolorosas e grandes períodos de escuridão em que a gente só se pergunta "porque?". Mas também tem amores indestrutíveis, superações, beijos devastadores... E um final feliz, mas não feliz tipo conto de fadas e sim feliz na vida real, aqui e agora, realmente acontece e pode acontecer com qualquer um.

Nota para o livro: 5 cupcakes

Ambos são leitura obrigatória, mas por favor, não se esqueçam dos lencinhos! 

SORTEIO!


[Camila falando] Oii gurias, a Marieli disponibilizou para sorteio um exemplar de "Para Onde Ela Foi", e desta vez o sorteio está rolando lá no instagram, é só seguir as regras:
1 - Seguir eu e a Marieli no instagram, ( @rechcamila@m_marieli) prometemos só postar fotos bonitas
2 - Marcar duas amigas na foto que está lá no meu instagram.

E pronto, o resultado do sorteio sai no dia 10 de dezembro!

Pode ser que você também goste:

Comente com o Facebook

14 comentários

  1. Ameeeei a dica!
    Genteee, me segue que eu sigo de volta!
    http://bolsadabeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei a dica de livro. Amo ler livros que fazem agente refletir um pouco :D.

    Beijos
    http://vitoriareginah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Vitória, eu também curto muito esse tipo de livro em que a gente evolui com o personagem e meio que tem umas crises de existência! hhahaha
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  3. Amei a resenha. Sou louca para ler os dois livros, mas, ainda não tive oportunidade.

    Beeijos :* Conheça meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não perca mais tempo Roberta! Vale muito a pena ser os dois! ehheheh

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  4. Se eu ficar e para onde ela foi já ta na minha wishlist <3
    Com essa resenha só fiquei mais louca pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamy! Espero que você goste muito deles também! Beijos e obrigada!

      Excluir
  5. Estou morrendo pra ler esse livro!! Juro, depois desse post vou devora-lo em segundos, assim que estiver com o meu em mãos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!! Aaah e me conta o que você achou da leitura! Beijos e obrigada!!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigada Angelica, espero que curta o livro! Beijos!

      Excluir
  7. Já estou participando do sorteio. Mesmo sem ter lido o primeiro livro. Se eu ganhar compro o primeiro livro. huhauhauha..

    beijos

    www.apressadadesainha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAh mas leia mesmo se não ganhar! hehehhehe
      Boa sorte! Beijos

      Excluir

Citação

  • Looks do Dia

    Facebook