LIBRAS + Dica de filme

quarta-feira, julho 01, 2015

Oi pessoal, tudo bem?
Comigo tudo certo, depois dos altos e baixos dessa semana em que a Frida ficou dodói, mas agora ela já ta melhorando e logo vai estar bem novamente! Obrigada a todos(as) que mandaram boas energias lá pelo snapchat (meninicesdavida).


Mas bem, hoje eu vim falar de um assunto diferente, que pouquíssimas pessoas falam: LIBRAS. Muitos nem sequer sabem o que é. Durante esse semestre na Faculdade eu cursei a cadeira de LIBRAS com a professora Luciane Jung (ótima e linda por sinal!).

LIBRAS para quem não sabe é a: Língua Brasileira de Sinais. Usada pelos surdos, e não "surdos mudos" como todos costumam falar, pois mudo é quem não se comunica, e os surdos se comunicam SIM. Eu gostei muito de aprender um pouco e pretendo aprender mais, saber a língua de sinais não é um favor aos surdos e sim um direito que eles tem de poder se comunicar com todos.

O trabalho final da matéria era interpretar uma música em LIBRAS, a música que escolhi é: Velha e Louca da Mallu Magalhães, que vocês podem conferir abaixo:




Curiosidades:

➸  Quem sabe PORTUGUÊS e LIBRAS é considerado bilíngue.

➸  A língua de sinais portuguesa, de Portugal, é diferente da LIBRAS. Um português surdo não consegue se comunicar com um brasileiro surdo, na língua de sinais.

➸  Quem não é surdo é chamado de ouvinte.
➸  É incorreto dizer que o surdo é mudo. Ele não é mudo, apenas não aprendeu a falar o português.

➸ Existem alguns surdos que aprenderam a falar através das vibrações vocais e a entender o que falamos através da leitura labial. São chamados de oralizados.











Quem tiver interesse em aprender, mesmo que o básico, eu encontrei esse portal: Stoa que tem aulas gratuitas de LIBRAS. Acho válido compartilhar!


Filme: A Família Beliér

Um filme bem bacana que assisti essa semana, por indicação da Bruna lá pelo snapchat, foi: A Família Belier.


Paula (Louane Emera / ótima cantora!) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais... Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?

Achei esse filme sensível, com sentimentos bons, a fotografia é ótima, e super recomendo! 


Então pessoal, espero pelo menos ter instigado um pouco a vontade de vocês aprender LIBRAS! :D 
Quero saber o que vocês acharam do post de hoje, já conheciam a Língua de Sinais? Conhecem algum surdo? O que acharam do filme?
Me conta aí nos comentários!

Pode ser que você também goste:

Comente com o Facebook

28 comentários

  1. Que legal, sempre tive curiosidade de aprender Libras, acho que vou organizar meu tempo pra conseguir fazer este curso! E vi que indicou este filme no snap, vou procurar pra assistir!
    Quase Reis | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mesmo Carolina, acho que tu vai curtir!

      Excluir
  2. Adorei o post e o vídeo ficou muito bom! É bom nos informarmos, não é mesmo? Eu também vou cursar Libras na faculdade, acho muito importante nos comunicarmos com todo mundo. E obrigada pela dica de filme, vou tentar assistir.

    Beijos, www.bloguntilwedie.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda! Fico feliz que tu gostou e se interessou!

      Excluir
  3. Caraca, adorei as curiosidades, e eu nao sabia que existia diferença!

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu também não sabia, até fazer o curso :D

      Excluir
  4. CARA, QUE VÍDEO MARAVILHOSO! Não sabia que você conhecia Libras, achei muito legal. Adorei você dançando com o cachorrinho, que fofo! <3

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca para aprender Libras,vou dar uma olhadinha nessas aulas.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
  6. Que demaisss você cantando em libras!!! Desde o snap eu já tinha ficado com vontade de ver o vídeo, agora fiquei encantada! Muito boa a dica do filme também! Post original e fazendo o bem! Acho tão legal falar de inclusão, com esse vídeo fica ainda mais divertido! Adorei e vou me inspirar para quando eu tiver libras na faculdade :) Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. O seu vídeo ficou lindo, amo libras e a música que você escolheu é maravilhosa. Eu vou ter libras, mas só no último semestre da faculdade, já estou ansiosa. E esse filme, vi você comentando no snap e estou louca pra assistir <3

    Beijoos <3

    Bru

    ResponderExcluir
  8. Adorei o video, parabéns ! Tenho muita vontade de aprender LIBRAS :D
    beijos

    m-eusvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com muita vontade de ver o filme desde a hora que você postou no snap, vou colocar na minha lista de férias com certeza! E também vou te indicar a série Switched at birth. Ela conta a história de duas meninas que foram trocadas no nascimento e descobrem a verdade depois de muitos anos, então passam a ter um relacionamento de irmãs. Só que uma delas ficou surda aos 3 anos e é interpretada pela linda da Katie Leclerc, que é surda mas fala muito bem o português. Uma das coisas que eu mais amo na série é que grande parte do elenco é constituída de atores realmente surdos e todos usam a língua americana de sinais. Também tenho LIBRAS como optativa na faculdade e com certeza vou fazer! Beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh to pra começar a ver essa série, fiquei super curiosa!

      Excluir
  10. Adoreeeeei. Seu ate vontade de fazer um curso de libras. Parabéns Ca, ficou perfeito sua apresentação. Com certeza se eu fosse sua prof. te daria nota 1000 :D Beijinhos

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu tive que voltar para falar que eu amo essa musica. Sempre quando faço aniversario fico ouvindo ela, acho que ela fala bem a minha personalidade hoje em dia hehehe. Beijos de novo <3

    ResponderExcluir
  12. Adorei o vestido da Paula da última foto <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Aii que eu queria ter visto esse post antes e esqueci!
    Adorei o vídeo Camila! Muito legal tu incentivar a linguagem de Libras por aqui!
    E um ps sobre a Frida: louca pra ganhar mais umas lambidas desse bicho!


    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
  14. Amei o seu post! Venho aqui frequentemente e fiquei contente com este post! Sou deficiente auditiva e pratico LIBRAS diariamente e fico feliz o seu interesse pela língua! *.*
    Beijos
    Isabelle Salles
    http://www.superabonita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bahhh to super feliz que tu gostou!!! <3 Quero me aperfeiçoar mais ainda!

      Excluir
  15. Eu sou louca pra aprender. Mas acho muito difícil ha, ha.
    Mesmo assim fico imensamente contente em ver todo esse seu emprenho e principalmente desempenho. Muito legal de sua parte. Você é demais.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir

Citação

  • Looks do Dia

    Facebook